sábado, 26 de fevereiro de 2011

Morro de Araçoiaba - 25/FEV/2011


Parte da introdução dos calouros ao curso de Geologia é feita através de um passeio ao Morro de Araçoiaba na região de Sorocaba. O morro é parte da Flona ( floresta nacional ) de Ipanema e é destacado no relevo rebaixado e plano da depressão periférica em sua volta.  É uma intrusão alcalina situado na bacia do Paraná. Uma floresta nacional  é uma modalidade de unidade de conservação, onde além da proteção de biodiversidade, é possível praticar algumas atividades econômicas. Em Araçoiaba, a atividade econômica foi doar terrenos ao sem-terra há alguns anos atrás. Metade da área ocupada por eles já foi vendida e o que sobrou não gera  o suficiente para  subsistência. Pode-se ver os parcos assentamentos a caminho da sede principal.

Essa floresta sofreu dois incêndios criminosos nos últimos 20 anos. O da década de 90 foi o mais intenso e pouca vegetação sobreviveu a sua ação.  Toda a mata em torno do morro é secundária.A área foi utilizada a partir do século XIX  como sítio de fornecimento de minério de ferro de baixa qualidade. Na época a Real Fábrica de Ferro de Ypanema era uma das usinas metalúrgicas mais importante para o fornecimento do Estado de São Paulo, a despeito do funcionamento das usinas em MG  que utilizavam minério de melhor qualidade.   A  casa grande foi habitada por vários engenheiros europeus no início do século XIX, que eram os únicos a conhecer todo o processo metalúrgico e recebeu  D. Pedro II como hóspede. O restante das construções abrigavam  fornos de carvão. Tudo movido a tarbalho escravo. A expectativa de vida não ultrapassava 30 anos.

Na entrada da floresta  a passagem é feita através de uma ponte de ferro, pouco comum no Brasil e avista-se uma pequena cachoeira.  Toda a visita tem de ser acompahada de guias locais.



Imagem Google Earth com exagero vertical de 2,5X



Imagem georeferenciada obtida através de imagem do Google Earth com auxílio do ArcGis






































Nenhum comentário:

Postar um comentário